12.9.06

Questões filosóficas?

Hoje acordei com a cabeça (claro, se estivesse sem ela não teria acordado, muito menos estaria escrevendo esse post - ou qualquer outra coisa) em questões prático-filosóficas (isso existe?) muito sérias, a ponto de serem dispensáveis (entenda se puder...).

Algumas questões são:

a) Qual a diferença entre planeta e mundo?
b) Seis e meia-dúzia são a mesma coisa?
c) Há como entrar para fora?
d) HC; AC; MS são siglas de quê, afinal?

A resposta da primeira questão deixo a cargo dos caros leitores.

A segunda: creio que possa haver diferença sim. Quando se diz “meia-dúzia”, pressupõe-se (suponho eu) que exista pelo menos uma dúzia do que se está falando e quando se fala “seis” entende-se que esse é o total, ou quase. Exemplo: caixa de ovos com doze lugares, mas somente com seis ovos. É meia dúzia. Agora, se disser que “a loja abre de segunda a sábado”, posso dizer que ela tem expediente por “seis” dias e não “meia-dúzia”, pois a semana não tem doze dias, portanto não seria correto dizer “meia-dúzia” de dias.

Entrar para fora? Talvez sim, se se adotar dois referenciais ao mesmo tempo: a sala de aula e o corredor, por exemplo: eu posso sair para dentro da sala, ou seja, saio do corredor para entrar na sala...

Quanto às siglas, creio que a maioria das pessoas possa ter lembrado de Hospital Central, Acre e Mato Grosso do Sul, respectivamente. Mas os estudantes de Direito provavelmente lembraram de Habeas Corpus, Acórdão e Mandado de Segurança. Entende-se que é “normal” o que a maioria aceita como tal. Então, por quê eu, estudante de Direito, já fui chamado de “doido”, “louco” e “maluco” por lembrar primeiro de Hospital Central, Acre e Mato Grosso do Sul ao invés dos termos jurídicos das siglas?

Bom, esse foi o meu ponto de vista. Mas (ou “mãs”, como diria uma professora da faculdade) como o ponto de vista é que é o ponto da questão, aguardo outros pontos de vista sobre essas questões vitais à sobrevivência do ser humano no planeta Terra. Ou seria no mundo?

Por: Marco Vicente Dotto Köhler.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vou dizer uma coisa sim: Vc é louco!
Mas como acho que isso vc já sabia, vejamos...
As vezes eu acordo com umas questões dessas na cabeça ai eu vou no Zorkut e despejo tudo na comunidade do Helloween! (tudo a ver, não?)
Lá parece que eu me sinto bem! Ohh!

Sobre mundo e planeta: Mundo parece bem mais abrangente, tipo universo, sabe.. e planeta seria cada um (Terra, Venus, Marte e etc..) ou, mundo é onde de vc veio (talvez seria uma incognita) e mundo é onde eu não vivo em mente! =D

CHATO MOR DO MORES!
beijos!

Quase fui obrigada a comentar aqui!

Lady Black Diamond!

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sei de planeta nem de mundo sei só de Universo Bizarro. He, he...
bjinhos!!!

8:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

E o que me diz sobre a expressão >
Isso e a mesma coisa de trocar seis,por meia duzia.
Se tiver 12 ovos na cartela e eu tirar 6 ao invez de meia duzia?Meu Deus que dilema dramático não acha?!hehe
Quanto as siglas bem, como você disse são bem comuns, realmente lembra o óbvio porém, isso depende do assunto ou em que mais estamos ligados como, o curso de direito no seu caso ou seja, poderia ser AC, antes de Cristo?
Em fim Mundo, particularmente
seria uma visão de como o ser humano se vê , uma expressão de pluraridade,em miúdos somos todos iquais independente de cor, raça,etc...E planeta uma denominação científica simlesmente!

Gostei do seu texto!!
Espero ter ajudado!HEHE

1:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

A LOUCURA É FASCINANTE,RELEVA A VIDA ATRAVÉS DE UM PRISMA COERENTE TOMANDO POR BASE A INSANIDADE QUE ASSOLA O MUNDO

11:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi...adorei seu blog....especialmente esse post....

eu AMO ser louca...adoro pensar e principalmente gosto de questionar sobre o que "dizem" ser real.

3:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

www.desmanchecel.blogspot.com

3:54 PM  

Postar um comentário

<< Home